Ligue: (85) 3268.1734 ou 98883.8201

Caju e jerimum enriquecem receita cearense de peixe para Semana Santa

Caju e jerimum enriquecem receita cearense de peixe para Semana Santa



A tradição de servir peixe na Sexta-feira Santa ganha sabor especial com a mistura de caju e jerimum. Aos fãs da culinária cearense, o chef Valdir Nascimento sugere usar os ingredientes com o filé de tilápia. Há 11 anos trabalhando no Tilápia Restaurante, Nascimento se especializou em pratos regionais e contemporâneos, com destaque para o pescado.

Acostumado a criar pratos diversificados para o cardápio do restaurante, a pedido do G1, Nascimento elaborou uma receita especial para a Semana Santa. O prato pode ser servido para até duas pessoas, tendo como base ingredientes de baixo custo. Conheça a receita do prato “Peixe Cearense”:

Ingredientes
– 2 filés de tilápia com 360g cada;
– 4 camarões médios (ingrediente opcional);
– 1 cebola média picada;
– 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos;
– 1 pimentão amarelo pequeno cortado em cubos;
– 1 tomate médio cortado em cubos;
– 1 dente de alho grande picado;
– 1 caju cortado em cubos;
– Meio jerimum;
– 100 ml de leite de coco fresco;
– Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer
O primeiro passo, segundo o chef Valdir Nascimento, é esquentar o azeite e refogar o alho até dourar. Em seguida, acrescente a cebola e os pimentões vermelho e amarelo. Depois de refogar, adicione o tomate e o caju, seguidos do leite de coco. Adicione sal e pimenta do reino a gosto, mecha levemente por alguns segundos e retire o molho do fogo.

O próximo passo é cozinhar os camarões e o jerimum. Ambos devem ser cozidos no vapor e em recipientes diferentes. Nascimento pede atenção ao tempo de cozimento. Os camarões devem ficar apenas três minutos. Já o jerimum, 15 minutos.

Enquanto o jerimum está em cozimento, os filés de peixe devem ser grelhados com manteiga ou azeite, a escolha fica a gosto de quem vai saborear o prato. Os filés também recebem sal a gosto.

Agora, segundo Nascimento, é só montar o prato. Primeiro, um pouco do molho deve ser usado para forrar o jerimum cozido. Em seguida, os filés devem ser postos dentro do jerimum cortado ao meio e cobertos pelo que sobrou do molho. Use os camarões para decorar o prato e sirva.

O chef Valdir Nascimento aconselha que o peixe seja servido com vinho branco, a bebida vai evidenciar ainda mais o perfume e os sabores adocicados do caju e do jerimum. Arroz branco refogado com alho e salsinha pode ser servido como acompanhamento do prato.

 

Fonte: www.g1.globo.com

Deixe uma resposta